fbpx

Por que esconder os sentimentos ruins no trabalho pode ser uma má ideia?

“Imagine que você está a dez mil metros de altitude, empurrando um carrinho de comida pelo corredor estreito de um avião, cercado de passageiros inquietos. Uma criança bloqueia seu caminho e você não consegue achar os pais dela.

Um passageiro se irrita ao saber que não pode pagar em dinheiro por uma refeição a bordo, outro pede permissão para usar o banheiro. E o seu trabalho é atender a todas essas exigências com boa vontade e simpatia.

Como o riso ajuda a melhorar o desempenho no trabalho
Os problemas de saúde causados pelo trabalho noturno
Para os membros da tripulação de uma aeronave, é nesse exato momento que entra em cena o “trabalho emocional”.

O termo, introduzido pela primeira vez pela socióloga Arlie Hochschild, se refere ao esforço que realizamos para regular nossas emoções e manter uma “aparência facial e corporal adequada ao ambiente de trabalho”.

A tripulação de um voo deve manter a simpatia, mesmo diante de comportamentos abusivos de passageiros
De forma simplificada, é o exercício que fazemos para expressar algo que não estamos sentindo genuinamente – seja manifestar positividade ou suprimir emoções negativas.

As primeiras pesquisas de Hochschild se concentraram no setor de aviação, mas não são apenas os comissários de bordo que mantêm as aparências. Na verdade, os especialistas dizem que o trabalho emocional está presente em quase todas as profissões em que há interação com pessoas, seja no atendimento direto ou não ao cliente.(…)”

O conteúdo acima faz parte da matéria publicada pelo site bbc.com, de alta relevância no contexto abordado pelo Projeto Crew Care.

Confira o conteúdo na íntegra em: https://www.bbc.com/portuguese/vert-cap-45120083

Outra reflexo reside também no esgotamento físico e emocional, precedente para Síndrome de Burnout, um tema abordado continuamento no cenário da psicologia aplicada à aviação.

Continue a leitura em: https://www.crewcare.com.br/2019/04/11/profissao-piloto-de-linha-aerea/

admin

admin

Leave a Replay

Buscar

Categorias

Recent Posts


Fechar Menu